Vanguard Properties doa capela projetada por Francis Kéré à comunidade da Muda

A Vanguard Properties anunciou a doação de uma capela à comunidade da Muda, em Grândola, concebida pelo conceituado arquiteto Francis Kéré, laureado com o Pritzker Prize em 2022. Este projeto insere-se numa ampla iniciativa de requalificação e expansão da Aldeia da Muda, abrangendo não só melhorias de infraestrutura, como também a inclusão de espaços verdes, arte pública, e novas áreas residenciais e comerciais.

Francis Kéré, natural de Burkina Faso e cidadão alemão, é reconhecido mundialmente pelo seu uso inovador de materiais sustentáveis e pelo compromisso com o desenvolvimento comunitário através da arquitetura. A capela, cuja construção será primordialmente em madeira, abrangerá 330 m² e contará com uma estrutura que permite a entrada de luz natural, criando um ambiente sereno e acolhedor para os fiéis.

O espaço interno será dividido em três áreas principais: o espaço de oração, com capacidade para 60 pessoas; uma área de circulação que conecta visualmente com o exterior; e zonas de apoio incluindo instalações privadas e técnicas. A escolha da madeira como material dominante não só reforça a estética natural do edifício, mas também respeita a visão de Kéré e da própria Vanguard Properties sobre sustentabilidade.

Este novo espaço religioso não só estará disponível para os residentes da Muda, mas também está projetado para atrair não residentes, apoiando a realização de eventos como casamentos e batizados, contribuindo assim para o dinamismo económico e social da região.

Contudo, a contribuição da Vanguard Properties não se limita à capela - a empresa assinou recentemente um acordo para a instarão de obras de arte de Alexandre Farto, conhecido como Vhils, e melhorou significativamente as infraestruturas existentes, incluindo sistemas de água, esgotos, eletricidade e vias de acesso. A inclusão de uma nova zona comercial visa fornecer acesso facilitado a produtos e serviços essenciais, reforçando a qualidade de vida dos habitantes locais.

Este projeto não apenas eleva o perfil da Muda como um centro de inovação arquitectónica e sustentabilidade, mas também reforça o compromisso da Vanguard Properties em enriquecer a vida das comunidades através de projetos de significativo impacto social e cultural.