Kōzōwood Industries, participada pela Vanguard Properties, inaugura unidade industrial de casas em madeira customizáveis

A Kōzōwood Industries, participada pela promotora imobiliária líder no segmento premium e de luxo, Vanguard Properties, inaugurou hoje a nova unidade de produção de estruturas em madeira para moradias, edifícios, escolas, pavilhões e outras em Esposende. Esta unidade de produção insere-se num investimento total de 50 milhões de euros, liderado pela Vanguard Properties, e que será executado até 2025, no âmbito da aposta estratégica da promotora imobiliária na fileira da construção industrial portuguesa.

A unidade de produção hoje inaugurada foi planeada aquando da entrada da Vanguard Properties no capital da Kōzōwood Industries, em 2021, com o objetivo estratégico de impulsionar a construção em madeira no país, e para os projetos imobiliários que tem em desenvolvimento, reforçando a capacidade de produção da empresa de Esposende, dotando-a de equipamentos de tecnologia de ponta no tratamento e no corte de madeira.

A Kōzōwood Industries, antiga Black Oak Company, foi fundada por Nuno Vale em 2015, que se mantém como CEO e acionista, e apresenta-se como uma empresa especializada na construção de estruturas em madeira para casas e edifícios, em woodframe e CLT (cross-laminated timber), totalmente customizáveis. O investimento na nova unidade de produção da Kōzōwood Industries, comparticipado pelo PT2020, duplicou a área de implementação da unidade fabril e logística para um total de 30 mil m² e do número de trabalhadores da empresa, que passará a ter a capacidade para produzir mil unidades por ano, ou três por dia.

Em termos tecnológicos, a fábrica da Kōzōwood Industries integra as mais recentes tecnologias de scan e de otimização no corte da madeira, eliminando eficazmente as patologias de cada tábua, o que permite rácios de aproveitamento da matéria-prima na ordem dos 75%, sendo os resíduos em madeira integralmente reaproveitados na produção de calor para as estufas de secagem de madeira e no controlo térmico da fábrica.

Até ao segundo semestre de 2025, será inaugurada outra unidade fabril de CLT e de lamelados colados da Kōzōwood Industries, que inclui financiamento ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência e que aumentará a produção total da empresa em, pelo menos, 50%, face aos níveis atuais.

Para Nuno Vale, fundador e CEO da Kōzōwood Industries, “a Vanguard Properties mostrou-se, desde o primeiro dia, no parceiro certo para a expansão da nossa atividade numa altura em que a procura por casas com estruturas em madeira está em franca expansão. Estamos agora em posição de concretizar a nossa visão, que consiste na oferta massificada de casas sustentáveis, contribuindo para a sustentabilidade do setor da construção a partir de Portugal”.

Para José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard Properties, “a nova unidade de produção da fábrica da Kōzōwood Industries que inauguramos hoje é um marco importante para o futuro desta empresa, vocacionando-a para a internacionalização. Com os novos equipamentos tecnológicos e o reforço das equipas, a Kōzōwood Industries vai conseguir produzir estruturas para edificar três casas por dia, contribuindo para a alteração do paradigma da construção, mais sustentável e com capacidade de execução mais célere”.

A aposta da Vanguard Properties na construção em madeira consolida o eixo estratégico da sustentabilidade na atividade da promotora imobiliária. Ao invés da construção em betão, a construção em madeira tem uma pegada carbónica negativa, uma vez que captura carbono. Com cerca de 90% do processo de construção off-site, as casas em madeira têm um processo de construção mais célere, diminuindo os custos de instalação quando comparadas com os métodos tradicionais, e apresentam comportamentos térmicos e acústicos mais eficientes.

Kozowood