Vanguard Properties é o novo mecenas do MAAT

A nova parceria integra, ainda, programa de residências artísticas e um pavilhão no MAAT Garden como extensão do espaço expositivo do museu

A Vanguard Properties vai assumir o estatuto de mecenas do MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia no âmbito de uma parceria com a Fundação EDP. A empresa de promoção imobiliária é assim a primeira entidade a constituir-se como mecenas do museu, por um período inicial de um ano.

Esta parceria teve início com o apoio da Vanguard Properties à exposição Nosso Barco Tambor do Terra, uma grande instalação do artista brasileiro Ernesto Neto, que está patente no MAAT Gallery até ao dia 7 de outubro.

Consciente da importância do seu papel na sociedade e com vista a contribuir para o enriquecimento das comunidades onde desenvolve a sua atividade, a Vanguard Properties assume desde a sua fundação uma política ativa de patrocínios e responsabilidade social que se estende a diversas áreas com particular enfâse nas artes.

Programa de residências artísticas e novo pavilhão expositivo no MAAT Garden

Colaboradora habitual do MAAT em vários projetos, a ArtWorks – que passou recentemente a integrar o universo do Grupo Vanguard Signature – estabelece também uma importante parceria com o museu. Ambas as entidades juntam-se agora para criar um novo programa de Residências Artísticas, onde, por um período de três anos, irão possibilitar a jovens criadores uma experiência única de produção, culminando com uma apresentação do trabalho desenvolvido num pavilhão recentemente instalado no MAAT Garden, da autoria do atelier Clanet&Brito.

Segundo José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard Properties: “Patrocinar um museu com o prestígio do MAAT reforça o compromisso do grupo em contribuir para a promoção da cultura e criatividade em Portugal. O apoio a exposições de grandes artistas internacionais como a do Ernesto Neto são uma forma de enriquecer a experiência do público em geral que pode assim ver em Lisboa artistas de renome internacional, enquanto o projeto das residências artísticas visa apoiar novos criadores e conferir-lhes uma maior visibilidade.
Estas residências artísticas consubstanciam essa visão que aponta para o futuro e em que a ArtWorks tem vindo a desempenhar um papel de relevo. Acreditamos que a arte é fundamental para fortalecer comunidades e esta colaboração marca um importante passo nesse sentido."

Vera Pinto Pereira, presidente da Fundação EDP, afirma: “Acreditamos no valor das parcerias como verdadeiro motor de inovação e desenvolvimento de forma a reforçar o nosso empenho contínuo em fazer do MAAT um espaço vibrante e dinâmico, capaz de mobilizar e envolver os seus diversos públicos. Nesse sentido, a Vanguard Properties vem fortalecer a missão de promover o acesso à cultura e à arte, áreas nas quais acreditamos ter um impacto transformador na sociedade e que têm o poder de inspirar um futuro mais inclusivo e consciente.”

Os artistas participantes neste programa de residências serão selecionados pelas duas entidades parceiras. O desenvolvimento das obras decorrerá nas instalações da ArtWorks, na Póvoa do Varzim, culminando com uma exposição no MAAT.

A primeira residência foi da artista multidisciplinar brasileira Jota Mombaça que integra a exposição Black Ancient Futures, que inaugura a 18 de setembro no MAAT.

A obra decorrente desta residência inaugural irá estrear o pavilhão instalado no MAAT Garden pela ArtWorks.

Criado pelo estúdio Clanet&Brito, o pavilhão transparente, construído em vidro e aço com uma área de 64m2 é, pela sua localização no jardim e com o Tejo ao fundo, uma interessante adição ao espaço expositivo daquele que é um dos mais significativos polos de arte contemporânea de Lisboa.

Credito Pedro Pina