Vanguard Properties torna-se no único mecenas das principais instituições culturais em Portugal

A promotora imobiliária apoia o Centro de Arte Moderna da Gulbenkian, inaugurado no passado mês de setembro, e assumiu recentemente o estatuto de mecenas do MAAT. É também, desde 2022, membro do Conselho de Fundadores de Serralves.

A Vanguard Properties reforçou o seu Protocolo de Mecenato com a Fundação Calouste Gulbenkian, com o apoio ao novo CAM - Centro de Arte Moderna e à construção da pala do edifício, da autoria do arquiteto japonês Kengo Kuma. Através deste Protocolo de Mecenato, vigente até 2025, a Vanguard Properties demonstra o seu empenho na promoção da cultura, arte e ciência, em reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Fundação Calouste Gulbenkian e pelo valor fundamental que esta tem desempenhado na sociedade portuguesa.

A este protocolo junta-se a nova parceria com o MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, em que a Vanguard Properties assume o estatuto de mecenas do museu, no âmbito de uma parceria com a Fundação EDP. A empresa de promoção imobiliária é assim a primeira entidade a constituir-se como mecenas do MAAT, por um período inicial de um ano.

Esta parceria teve início com o apoio da Vanguard Properties à exposição Nosso Barco Tambor do Terra, uma grande instalação do artista brasileiro Ernesto Neto. Uma parceria que inclui, ainda, um programa de residências artísticas e um pavilhão no MAAT Garden como extensão do espaço expositivo do museu.

A promotora imobiliária é, ainda, desde 2022, membro do Conselho de Fundadores de Serralves. O Conselho de Fundadores é composto por diferentes entidades aprovadas pelo Conselho de Administração da Fundação Serralves, tendo em atenção os relevantes serviços prestados à Fundação ou os particulares méritos que nele concorram.

José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard Properties, defende quetendo em consideração a visão e posicionamento da Vanguard Properties relativamente à arte contemporânea, arquitetura, paisagem e temas críticos para a sociedade e seu futuro, como a sustentabilidade, a Vanguard Properties assume desde a sua fundação uma política ativa de patrocínios e responsabilidade social que se estende a diversas áreas com particular enfâse nas artes”.

“Tornarmo-nos mecenas destas três fundações artísticas tão relevantes para o país foi uma decisão natural e que nos traz uma grande responsabilidade e satisfação. Acreditamos que, em conjunto, iremos desenvolver ações e iniciativas inovadoras para o público de diferentes origens e idades”, sublinha o CEO da promotora imobiliária.